Fotografias como documento de arquivo: uma discussão sobre os romeiros no nordeste do Brasil

Autores

  • Ariluci Goes Elliott Universidade Estadual Paulista (UNESP) Marília - São Paulo - Brasil
  • Telma Campanha de Carvalho Madio Universidade Estadual Paulista (UNESP) Marília - São Paulo - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.54886/ibersid.v7i0.4057

Palavras-chave:

Fotografía. Archivología. Análisis Documental. Peregrinos.

Resumo

En este trabajo se analiza, a través de una revisión bibliográfica y análisis documental las fotografías de archivo, específicamente de los peregrinos en el nordeste del Brasil. La fotografía como expresión de los actos de la fe y de la devoción, prueba y registra a través de las imágenes, los registros de la religiosidad popular diária en sus múltiples significados y situaciones relacionadas con lo sagrado. La fotografía como documento de archivo pasa a través de la elaboración, organización y conservación, estos pasos son combinados a los principios archivísticos esenciales para la recuperación de información. La análisis documental como un conjunto de procedimientos que se realizan a partir de la lectura de documentos, llevada a cabo a través de los lenguajes documentales, facilita la localización o la consulta de la colección analizada. Tratamos de presentar la forma particular de la información contenida en una fotografía de archivo se hace eco de los recuerdos de los peregrinos sumergidos para autenticar el hecho social, que se remonta a captar lo sagrado de determinados momentos de celebración.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariluci Goes Elliott, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Marília - São Paulo - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília (DINTER).Professora Efetiva do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Desenvolve docência em disciplinas relacionadas à Organização e Tratamento da Informação.  Mestre do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Especializada em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (UNB) e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Telma Campanha de Carvalho Madio, Universidade Estadual Paulista (UNESP) Marília - São Paulo - Brasil

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), especialização em Arquivo pelo IEB/USP (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora assistente do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Campus Marília. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, acervos audiovisuais e conservação preventiva.

Downloads

Publicado

2013-09-21

Como Citar

Elliott, A. G., & Madio, T. C. de C. (2013). Fotografias como documento de arquivo: uma discussão sobre os romeiros no nordeste do Brasil. Ibersid: Revista De Sistemas De información Y documentación, 7, 143–150. https://doi.org/10.54886/ibersid.v7i0.4057

Edição

Seção

Estudios de caso, investigaciones en curso, artículos breves y comunicaciones

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)