Habermas e Foucault: A busca do discurso pós-epistemológico sobre a ciência

Autores

  • Maria Nelida Gonzalez de Gomez Universidade Federal Fluminense- Niteroi (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v22i1.4293

Palavras-chave:

Habermas, Foucault, Discurso, regimes de veridição

Resumo

Recorremos a pensadores que representam duas grandes tradições europeias, Habermas e Foucault, para perguntar pelo locus e orientação da investigação contemporánea sobre a discursividade da ciência. Eles tem em comum buscar um nivel de elaboração das questões sem as restrições de taxonomias e jurisdições convencionais; para isso constrõem  um plano meta-teórico que, por ser especulativo, parecería ser mais atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nelida Gonzalez de Gomez, Universidade Federal Fluminense- Niteroi (RJ)

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade, em Convênio com o IBICT (1982), graduada em Filosofia pela Universidad Nacional de Rosario, Argentina . Pesquisadora Titular Aposentada do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT,desde junho de 2010. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação , na condição de Professora Visitante Sênior da Universidade Federal Fluminense (Bolsista CAPES-PVNS).

Downloads

Publicado

2016-06-09

Como Citar

de Gomez, M. N. G. (2016). Habermas e Foucault: A busca do discurso pós-epistemológico sobre a ciência. Scire: Representación Y organización Del Conocimiento, 22(1), 45–56. https://doi.org/10.54886/scire.v22i1.4293

Edição

Seção

Artículos