Classificações bibliográficas e classificações arquivísticas: diferenças e semelhanças na organização do conhecimento

Autores

  • Rodrigo de Sales Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v22i1.4301

Palavras-chave:

Classificação bibliográfica, classificação arquivística, organização do conhecimento

Resumo

Dentre as diversas manifestações de organização do conhecimento, a classificação ocupa lugar de destaque, na medida em que consiste em uma das mais antigas formas de se organizar o conhecimento. Na Biblioteconomia e na Arquivologia as classificações possuem características e funções que lhes são peculiares. Este artigo aborda as classificações bibliográficas e arquivísticas sob a ótica da organização do conhecimento proporcionada pelas mesmas, de modo a apresentar e refletir a respeito de suas semelhanças e diferenças. Trata-se de uma investigação eminentemente teórica que contextualiza tais classificações em seus aspectos históricos e conceituais, de modo a propiciar um cenário comparativo entre elas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Sales, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Fedral Fluminense (UFF). Doutor e Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia.

Downloads

Publicado

2016-06-09

Como Citar

de Sales, R. (2016). Classificações bibliográficas e classificações arquivísticas: diferenças e semelhanças na organização do conhecimento. Scire: Representación Y organización Del Conocimiento, 22(1), 65–77. https://doi.org/10.54886/scire.v22i1.4301

Edição

Seção

Artículos