Producão científica e inserção internacional da revista Scire no período de 2006 a 2014

Autores

  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil
  • Bruno Henrique Alves Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil
  • Marcos Rodrigues do Prado Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil
  • Maria Aparecida Pavanelli Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.54886/scire.v23i1.4391

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento, Produção Científica, Internacionalização da revista Scire, Coautorias Institucionais, categorias de Dahlberg.

Resumo

Objetiva-se analisar, por meio de procedimentos bibliométricos, a produção científica da revista Scire: Representación y Organización del Conocimiento, a fim de evidenciar seu caráter de internacionalização. De forma mais específica, destacar as instituições mais produtivas e seus respectivos países, no período de 2006 a 2014, bem como analisar as coautorias institucionais destacando suas coautorias internacionais e temáticas mais relevantes. Como procedimento de pesquisa, constituiu-se um total de 73 instituições, sendo que 23 delas publicaram pelo menos dois trabalhos. Gerou-se a rede de colaboração institucional. Levantaram-se as temáticas trabalhadas pelas diferentes instituições que fizeram colaboração, agrupando segundo as categorias de Dahlberg. As instituições e as temáticas foram agrupadas nos clusters segundo similaridade temática e apresentadas por meio do dendograma. Concluíu-se pela tendência, embora frágil, à internacionalização da revista Scire, especialmente em relação aos países da América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ely Francina Tannuri de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Livre-Docente na área de “Estudos Bibliométricos”; a partir de setembro de 2013, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001 e 1995). Atualmente pertence ao quadro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na linha de Pesquisa Produção e Organização da Informação, ministra a disciplina Estudos Métricos em Informação. É coordenadora do grupo de pesquisa “Estudos métricos em Informação”, vice coordenadora da linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do PPGCI e bolsista pesquisadora do CNPq(2).Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Metodologias Quantitativas para a Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias estatísticas, estudos métricos, indicadores bibliométricos, avaliação da produção científica e redes de colaboração científica, indicadores absolutos e normalizados, especialmente no âmbito dos Estudos Bibliométricos e Cientométricos.

Bruno Henrique Alves, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Doutorando em Ciência da Informação e bolsista CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e formado no âmbito da graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília (UNESP/Marília). Foi bolsista FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - na Iniciação Científica e no Mestrado. Atualmente também é professor bolsista (Bolsa Didática) pelo Departamento de Ciência da Informação da UNESP-FFC-Marília (2014-2016) nos cursos: Biblioteconomia e Arquivologia. A pesquisa de doutorado envolve conhecimentos em Bibliometria e Siciologia da Ciência.

Marcos Rodrigues do Prado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Atualmente é doutorando na linha de pesquisa “Produção e Organização da Informação” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu o mestrado na mesma instituição e na mesma linha de pesquisa. Possui especialização latu sensu em Gerenciamento de Unidades de Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde 2003 atua profissionalmente (em regime CLT) como Bibliotecário no Câmpus Experimental de Ourinhos, unidade da “Universidade Estadual Paulista” Júlio de Mesquita Filho. A pesquisa de doutorado envolve conhecimentos em Bibliometria e Cientometria.

Maria Aparecida Pavanelli, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP - Brasil

Atualmente é doutoranda na linha de pesquisa “Produção e Organização da Informação” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Concluiu o mestrado na mesma instituição e na mesma linha de pesquisa. Bibliotecária no Câmpus de Araraquara, unidade da “Universidade Estadual Paulista” Júlio de Mesquita Filho. A pesquisa de doutorado envolve conhecimentos em Bibliometria e Patentometria.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-06-13

Como Citar

Tannuri de Oliveira, E. F., Alves, B. H., do Prado, M. R., & Pavanelli, M. A. (2017). Producão científica e inserção internacional da revista Scire no período de 2006 a 2014. Scire: Representación Y organización Del Conocimiento, 23(1), 47–56. https://doi.org/10.54886/scire.v23i1.4391

Edição

Seção

Artículos