A INFORMAÇÃO COMO ASSUNTO NO DIREITO E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: um estudo comparativo de traços descritivos a partir da realidade brasileira
DOI:
https://doi.org/10.54886/scire.v24i1.4422Palavras-chave:
Lei de acesso à informação, Informação, Informa-ção jurídica, Análise de conteúdo, Organização da informação.Resumo
A promulgação da Lei de Acesso à Informação no Brasil, em 2011, trouxe à tona um novo conceito para o Direito – a informação - que passou a ser objeto de tutela jurídica. No entanto, e considerando que a Ciência da Informação vem, há mais de meio século, centrando seu objeto de pesquisa na informação, busca-se, no presente trabalho, delinear em que medida o conceito de informação se apresenta nos âmbitos do Direito e da Ciência da Informação, no Brasil, buscando identificar traços descritivos em seus aspectos convergentes e complementares. Para tanto, parte-se de uma revisão de literatura sobre o tema seguida da aplicação da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2009), tendo por base as categorias: Processos, Objetivos, Elementos, Características e Direitos e garantias decorrentes da informação. Os resultados revelam convergência entre o Direito e a Ciência da Informação em aspectos relativos ao ato de informar-se ou de informar a alguém, à transmissão de conhecimento como objetivo da informação e à necessidade de um suporte dar materialidade à informação. No caso da Ciência da Informação, tem-se maior ênfase nos processos informacionais de produção, organização e uso da informação e a suas dimensões conceituais (como conhecimento, como processo e como coisa). No caso do Direito verifica-se ênfase nos efeitos ou garantias decorrentes do acesso à informação e nos princípios jurídicos inerentes ao direito à informação (por exemplo: irrenunciabilidade, publicidade, universalidade etc.). Pode-se concluir que o uso cada vez mais técnico do termo, no Direito, necessita do referencial teórico da Ciência da Informação, de modo a que se possa delimitar mais especificamente sua dimensão conceitual, com vistas à sedimentação de sua terminologia. Espera-se, com isso, contribuir para os processos de caracterização da informação como descritor de tesauros, em especial os tesauros jurídicos, uma vez que esse termo vem assumindo, cada vez mais a condição de instituo jurídico (Santos; Guimarães, 2016).Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Authors retain their copyright, but transfer the exploitation rights (reproduction, distribution, public communication and transformation) to the journal in a non-exclusive way and guarantee the right to the first publication of their work to the journal, which will be simultaneously subjected to the license CC BY-NC-ND. Authors take whole personal responsibility on fulfilling all the appropiate ethical codes and laws, and obtaining all the necessary copyright permissions regarding their articles. Institutional and self- archiving is allowed and encouraged.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
© 1996- . Los autores y autoras conservan sus derechos de autor, aunque ceden a la revista de forma no exclusiva los derechos de explotación (reproducción, distribución, comunicación pública y transformación) y garantizan a esta el derecho de primera publicación de su trabajo, el cual estará simultáneamente sujeto a la licencia CC BY-NC-ND. Los autores aceptan la responsabilidad legal de cumplir plenamente con los códigos éticos y leyes apropiadas, y de obtener todos los permisos de derecho de autor debidos. Se permite y se anima a los autores y autoras a difundir electrónicamente la versión editorial (versión publicada por la editorial) en la página web personal del autor y en el repositorio de la institución a la que pertenece.