Ontogenia como método para avaliação de sistemas de classificação
o caso da música na CDD
DOI:
https://doi.org/10.54886/scire.v26i2.4705Palavras-chave:
Dewey Decimal Classification, Ontogeny, MusicResumo
A ontogenia é compreendida como o estudo do tempo de vida de um determinado assunto e também como um “método histórico” por investigar o conhecimento e suas mudanças com o passar do tempo. Alguns estudos utilizam a ontogenia para investigar em sistemas de classificação como um assunto é representado; se é deslocado entre classes diferentes, ou se sofre modificações semânticas e entre outras. Nesse presente trabalho, a ontogenia é utilizada como principal metodologia, pois é aplicada para investigar as mudanças apresentadas na divisão música na Classificação Decimal de Dewey (CDD), destacando-se a abordagem diferencial referente a ontogênese, pois é aplicada apenas nas subdivisões padrão de música para melhor compreensão conceitual da divisão. As mudanças estrutural, no uso da palavra e textual encontradas por meio da ontogenia apresentaram diferentes casos (características) em cada tipo de mudança, que foram: mudança de sinônimo no título e expansão conceitual através de categorias de assunto, expansão conceitual do assunto sem alteração de sinônimo no título, adição de uma nova subdivisão padrão e exclusão de uma subdivisão padrão para mudanças estruturais; adição de novas palavras no título, exclusão de palavras no título e alteração do sinônimo do título para mudanças no uso da palavra; e alteração no sinônimo do título e do conjunto de descrição conceitual para mudança textual. Esse estudo enfatiza a importância da ontogenia como método para a compreensão de sistemas de classificação, assim como demonstra, através dos casos identificados, os diferentes olhares que a ontogênese permite proporcionar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Authors retain their copyright, but transfer the exploitation rights (reproduction, distribution, public communication and transformation) to the journal in a non-exclusive way and guarantee the right to the first publication of their work to the journal, which will be simultaneously subjected to the license CC BY-NC-ND. Authors take whole personal responsibility on fulfilling all the appropiate ethical codes and laws, and obtaining all the necessary copyright permissions regarding their articles. Institutional and self- archiving is allowed and encouraged.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
© 1996- . Los autores y autoras conservan sus derechos de autor, aunque ceden a la revista de forma no exclusiva los derechos de explotación (reproducción, distribución, comunicación pública y transformación) y garantizan a esta el derecho de primera publicación de su trabajo, el cual estará simultáneamente sujeto a la licencia CC BY-NC-ND. Los autores aceptan la responsabilidad legal de cumplir plenamente con los códigos éticos y leyes apropiadas, y de obtener todos los permisos de derecho de autor debidos. Se permite y se anima a los autores y autoras a difundir electrónicamente la versión editorial (versión publicada por la editorial) en la página web personal del autor y en el repositorio de la institución a la que pertenece.