El consumo gratuito de música en plataformas de streaming

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.54886/ibersid.v16i2.4840

Palabras clave:

Industria de la música, Streaming, Música gratis, Consumo

Resumen

Los años 60 y 70 estuvieron marcados por protestas contra la industria cultural, con tráfico de música a través de MP3. Para acabar con la piratería en línea, han surgido plataformas de transmisión que ofrecen música “gratis”. Con esto en mente, el objetivo gene-ral de la presente investigación es reflexionar sobre cómo el consumo de música interfiere en su propia representación. Para ello, se establecieron los siguientes objetivos específicos: a) reunir bibliografía sobre el tema “música libre”; b) investigar cómo la ciencia de la información puede beneficiar a las personas a través del Internet de las Cosas; c) resaltar el capitalismo generado en el mercado de la música y los puntos principales sobre las plataformas de streaming y las ventas de música. Se concluye que toda actuación tecnológica de la música está marcada por el interés del mercado (que ha influido y sigue influyendo en las elecciones culturales).

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Biografía del autor/a

Walter Moreira, Unesp

Livre-docente em “Sistemas de Organização do Conhecimento” pela Universidade Estadual Paulista (2018). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2010), Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila (1990). Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, em Marília-SP, com atuação nos cursos de graduação em Arquivologia, em Biblioteconomia e no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação. Desenvolve pesquisas sobre sistemas de organização do conhecimento, linguagens documentárias, terminologia, ontologias e teoria da classificação. 

Amanda Mendes da Silva, Unesp

Bacharel em Biblioteconomia (2020) e atualmente aluna do Mestrado em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus Marília. Corretor do CNPq e membro do grupo de pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento. Desenvolve investigação na área da Organização da Informação e do Conhecimento e Sistemas de Representação.

Alessandra Nunes de Oliveira, Unesp

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Organização e Representação do Conhecimento (GEORC-UNESP).

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Publicado

2022-11-17

Cómo citar

Pegoraro Novaes, F. C., Moreira, W., Mendes da Silva, A., & Nunes de Oliveira, A. (2022). El consumo gratuito de música en plataformas de streaming. Ibersid: Revista De Sistemas De información Y documentación, 16(2), 145–153. https://doi.org/10.54886/ibersid.v16i2.4840

Número

Sección

Artículos