O consumo gratuito da música nas plataformas de streaming

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54886/ibersid.v16i2.4840

Palavras-chave:

Industria de la música, Streaming, Música gratis

Resumo

As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas por protestos contra a indústria cultural, com o tráfico da música por meio de MP3s. Para reprimir a pirataria online, surgiram plataformas de streaming que oferecem música “gratuita”. Com isso em mente, o objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre como o consumo de música interfere na sua própria representação. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) coletar bibliografia sobre o tema “música livre”; b) investigar como a ciência da informação pode beneficiar as pessoas por meio da Internet das Coisas; c) destacar o capitalismo gerado no mercado da música e os principais pontos sobre plataformas de streaming e venda de música. Conclui-se que toda performance tecnológica da música é marcada pelo interesse do mercado (que influenciou e continua influenciando as escolhas culturais).

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Biografia do Autor

Walter Moreira, Unesp

Livre-docente em “Sistemas de Organização do Conhecimento” pela Universidade Estadual Paulista (2018). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2010), Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998), Bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila (1990). Professor associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, em Marília-SP, com atuação nos cursos de graduação em Arquivologia, em Biblioteconomia e no Programa de pós-graduação em Ciência da Informação. Desenvolve pesquisas sobre sistemas de organização do conhecimento, linguagens documentárias, terminologia, ontologias e teoria da classificação. 

Amanda Mendes da Silva, Unesp

Bacharel em Biblioteconomia (2020) e atualmente aluna do Mestrado em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Campus Marília. Corretor do CNPq e membro do grupo de pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento. Desenvolve investigação na área da Organização da Informação e do Conhecimento e Sistemas de Representação.

Alessandra Nunes de Oliveira, Unesp

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGCI-UNESP). Mestra em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Organização e Representação do Conhecimento (GEORC-UNESP).

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

Pegoraro Novaes, F. C., Moreira, W., Mendes da Silva, A., & Nunes de Oliveira, A. (2022). O consumo gratuito da música nas plataformas de streaming. Ibersid: Revista De Sistemas De información Y documentación, 16(2), 145–153. https://doi.org/10.54886/ibersid.v16i2.4840

Edição

Seção

Artículos